12.11.02



Socializando o estresse

A Bia recebeu este texto de uma amiga e repassou para mim, cheia de comiseração. Lendo assim, objetivamente, e usando todo o meu lado racional, pensei: "É, coitada da garota, quem sabe..."

Mas juro: depois de uma vida inteira de luta inglória contra a balança -- que sempre levou a melhor -- eu simplesmente não consigo me comover de fato com este manifesto! Na verdade -- embora racionalmente acredite que pode ser sincero -- ele me parece mais um ato de vanglória do que um desabafo verdadeiro... Por mais que faça, não consigo simpatizar com o problema.

Pensei demais nisso. Passei horas tentando me pôr na pele (sem celulite) de uma magra. No way!

Será que alguém pode sofrer por ser magra?! E, se pode, por que é tão difícil a gente acreditar nisso?!

Aí vai o texto:

Movimento Magreza Power, por Nina Lemos

O objetivo deste movimento é defender uma minoria que sofre em silêncio: as garotas que são magras demais. Sempre ouvimos todo mundo falar como as gordinhas sofrem. E nós, magérrimas, aprendemos a sofrer caladas. Sim, nesse mundo, só quem está acima do peso tem direito de reclamar. Quando uma magra reclama, ela sempre é acusada de estar reclamando por bobagem. Estamos acostumadas a ouvir frases do tipo: "não reclame, você tem sorte".

Só que não é bem assim.

MAGRA TAMBÉM SOFRE.

E muito. Desde cedo somos obrigadas a ouvir apelidos do tipo: tripa, Olívia Palito e caveira. E quando você cresce isso não passa. Há uns dois anos, fui atacada por um grupo de crianças na piscina. Foi só eu tirar a roupa para começar a ouvir um corinho: "Olívia Palito, Olívia Palito".

Fui para casa e chorei.

Ninguém tem sutileza com uma magra. Sempre encontramos pessoas que nos olham e dizem: "nossa, você emagreceu" . Essa frase, que pode magoar alguém que é esquelético, não é considerada ofensa nem falta de educação. MAS É A MESMA COISA QUE
CHEGAR PARA ALGUÉM E DIZER: "NOSSA, COMO VOCÊ ENGORDOU".

A diferença é que, se dissermos isso, corremos o risco de apanhar (e nos machucar, pois somos mais fracas).

E uma coisa é ser magra e ser uma top model bem paga. Outra coisa é ser magra simplesmente porque você não consegue engordar! Eu passei a minha vida toda tomando sustagen, uma farinha que tem gosto de cimento. Não engordava nada. Também tomei vitaminas, suco de abacate, superalimentação onde você come duas vezes por dia. Nada. O ponteiro da balança não muda!

Por isso, o manifesto do meu movimento é:

1 - Nunca fale para uma magra tomar sustagen ou fazer uma dieta para engordar. A não ser que você seja a mãe ou o médico dela.

2 - Dê às magras o direito de reclamar com as amigas porque emagreceu sem ter que ouvir: "quem me dera!".

3 - Nunca pergunte se uma pessoa magra está doente.

4 - Jamais sente para almoçar com uma magra e diga que ela precisa se alimentar melhor. A não ser que você seja a mãe dela. Falar isso equivale a alguém dizer para você não tomar refrigerante para não aumentar as suas celulites!

5 - Não pense que toda magra é uma anoréxica em estado terminal.

6 - Se a magra for sua pretê, evite apelidos carinhosos como magrinha. Isso é o mesmo que usar um apelido carinhoso como gordinha.

7 - Parem de obrigar as magras a andar no banco traseiro do carro com outras 10 pessoas com a alegação de que elas não
ocupam espaço.

8- E se você é magra, faça o mesmo que propõe o movimento barriga power. Não deixe de usar nenhum tipo de roupa por causa disso. Mesmo as saias que realçam as suas pernas finas e as camisetas que fazem o seu braço parecer um palito!

9 -E se uma mais pra cheinha falar que você emagreceu, tenha coragem e diga que ela engordou. Depois fuja para não apanhar!

E viva as nossas musas: Olívia Palito e Twiggy.

PS. Nina Lemos pesa 45 kg e não pode doar sangue!


Honestamente: o que vocês acham disso?

Nenhum comentário: