26.11.02



Censura?!

O UOL, a Telefonica e o iG estão, aparentemente, fazendo algo estranho, muito estranho: impedindo, supostamente, o acesso dos usuários ao Cocadaboa. O Sérgio B. Pinto mandou isso pra cá hoje à tarde:

"Tenho uma denúncia grave: a Telefonica, através do serviço Speedy, e o provedor UOL estão fazendo uma CENSURA velada a alguns sites. Eu explico: os DNS servers do UOL estão configurados para responder às queries para alguns sites como endereço inexistente. Para usuários leigos isso simplesmente significa que tal site não existe, quando de fato o site existe e está no ar. É fácil comprovar, apenas alterando a configuração de DNS para que não seja feita via DHCP.

O site mais visado por essa campanha parece ser o site www.cocadaboa.com. É impossível acessá-lo com a configuração padrão do serviço Speedy/UOL."


Pedi a amigos que usam o UOL para tentar chegar ao Coca e, dito e feito, nada. O Raphael Perret, conectado através do iG, também não conseguiu chegar lá. Vamos tentar descobrir o que está acontecendo lá no jornal, mas, até segunda ordem, aí vai um truque do Adilson para que todos possam preservar o seu direito de ir e vir:

Edite o /etc/hosts (linux) ou c:\windows\hosts (RWindows) e coloque o seguinte:

63.99.209.37 www.cocadaboa.com


Por favor, gente, quem estiver acessando via Speedy, UOL ou iG e não conseguir entrar lá ou em outros sites polêmicos, me avise, OK? Embora o Coca faça jus ao seu moto de "site de hostilidade pública", isso não pode ser motivo para que provedor algum impeça quem quer que seja de acessá-lo.

Prefiro acreditar que se trata de uma dificuldade técnica qualquer, embora, sinceramente, não consiga imaginar que dificuldade possa ser essa. Acho a história suspeita e perigosa: imagina se essa moda pega e cada provedor decide o que a gente pode ou não pode ver na rede!

Nenhum comentário: